Experiência de Integração Lavoura-Pecuária foi apresentada na Abertura da Colheita do Arroz


O último dia de debates da 33º Abertura Oficial da Colheita de Arroz e Grãos em Terras Baixas teve, entre suas pautas, o painel “Estratégias para intensificação da pecuária de ciclo completo em sistemas de ILP”. No auditório Frederico Costa, o pesquisador da Embrapa, Jorge  Schafhäuser Junior, foi o moderador do painel, que teve como convidado o pesquisador do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina (Inta), Juan Sebastian Vittone, e detalhou de forma sintética sua experiência.

O especialista apresentou o Feedlot Ecológico, uma alternativa para a integração lavoura-pecuária na Argentina. “O que tentamos fazer com este modelo foi integrá-lo ao circuito agrícola e combiná-lo com a agricultura e tratar de integrar os produtos da agricultura, no caso as questões dos grãos, e devolver de forma ciclada aos sistemas pecuários de engorda ou recria ao solo.

Entre as principais características deste modelo apontado pelo palestrante estão o espaço, de 100 a 300 metros quadrados por cabeça, oferta de alimentação para autoconsumo, ajuste das rações de acordo com o recurso e o objetivo e rotações das parcelas e lotes. Vittone também mostrou como cada item se encaixa neste trabalho e os resultados obtidos em propriedades que utilizam este sistema.

O médico veterinário especialista em nutrição e alimentação animal, Paulo Fernando Ferreira, dividiu o palco com o moderador e o palestrante. A 33º Abertura Oficial da Colheita de Arroz e Grãos em Terras Baixas é uma realização da Federarroz, com a correalização da Embrapa e Senar/RS e patrocínio Premium do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Irga.


Foto: Carlos Queiroz/Divulgação
Texto: Larissa Mamouna/AgroEffective

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.