Sindag apresentará balanço da frota aeroagrícola na Abertura da Colheita do Arroz

Pelo quinto ano consecutivo, o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) apresentará na programação da 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas o balanço do crescimento da frota aeroagrícola do País. Os dados serão divulgados durante o encontro do Sindag na Estrada, marcado para o segundo dia do evento, na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão/RS.

A movimentação será de 14 a 16 de fevereiro e este será o sétimo ano em que o setor aeroagrícola marca presença no roteiro das Vitrines Tecnológicas. Além do encontro com operadores e profissionais do setor, o sindicato aeroagrícola terá novamente a mostra de um avião e seus equipamentos embarcados, além de demonstrações de drone agrícola – em parceria com as empresas Mirim Aviação Agrícola e Eavision.

Tudo para apresentar, da melhor maneira possível, os predicados das tecnologias de aplicações aéreas aos produtores e técnicos que passarem pelas Vitrines Tecnológicas. Além de divulgar as ações de transparência e melhoria contínua promovidas pelas entidades aeroagrícolas – neste caso, incluindo o Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag), que também estará no evento.

EXPECTATIVA

O Brasil tem a segunda maior e uma das melhores aviações agrícolas do mundo, que havia entrado 2022 com 2.352 aeronaves. Para este ano, a expectativa é grande, tendo em vista o anúncio de venda recorde feito pela Embraer em dezembro – chegando a 63 aeronaves comercializadas no ano passado, mais cerca de 70 aparelhos encomendados junto às fabricantes norte-americanas.

Como sempre, o relatório da frota está sendo elaborado pelo consultor Eduardo Cordeiro de Araújo, a partir de levantamento junto ao Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Lembrando que o somatório de vendas pode não refletir exatamente o volume de aeronaves entregues, já que – principalmente no caso da norte-americana Air Tractor, a fila de encomendas mundiais já tem entregas até 2024.

Texto enviado pela assessoria de imprensa do Sindag

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *