Consumo e demanda alimentar abrem debates da Abertura Oficial da Colheita do Arroz

O ciclo de palestras da Abertura Oficial da Colheita do Arroz vai ser aberto na tarde de quarta-feira, dia 16 de fevereiro, com o painel “A Demanda Alimentar e o Arroz do Futuro”. O palestrante será o engenheiro agrônomo e doutor em Administração Xico Graziano, que abordará o tema junto ao público. Participam também do painel o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho, o presidente do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), Rodrigo Machado, e o chefe geral da Embrapa Clima Temperado, Roberto Pedroso

Segundo Graziano, a ideia é discutir quais são as características que afetam a demanda por alimentos no Brasil e no mundo e tentar compreender como o produto arroz se coloca neste contexto. “As tendências globais são do alimento saudável, além do alimento com origem qualificada e certificado. No caso do alimento saudável, as pessoas querem saber se estão comendo algo que não tem resíduo químico. As gôndolas dos supermercados, onde se define o consumo da grande maioria da população, precisam ter estas garantias de qualidade, certificação, origem e rastreabilidade”, destaca.

O especialista lembra também que os consumidores cada vez mais querem saber em quais condições os alimentos foram produzidos, como quem produziu respeitando as normas ambientais. “Esse tema da sustentabilidade está afetando cada vez mais a comercialização no mundo todo. Os rizicultores precisam estar atentos a estas questões. Quando provoco falando sobre a demanda alimentar e o arroz do futuro, é que precisa estar conectado com estas questões e fazer a lição de casa”, observa.

Com o tema “A Produção de Alimentos no Pós-Pandemia. Novos Patamares, Novos Desafios”, o evento, de 16 a 18 de fevereiro na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado em Capão do Leão (RS), seguirá o formato híbrido com atividades presenciais e on-line. A programação contará com as vitrines tecnológicas, feira, palestras e debates, homenagens e ato da Abertura Oficial. A organização é da Federarroz com correalização da Embrapa e patrocínio Premium do Irga e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Foto: Divulgação
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

×