Organização define painéis da programação da Abertura da Colheita do Arroz


A organização da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que chega à sua 32ª edição e ocorrerá de 16 a 18 de fevereiro na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), já definiu as temáticas da programação de palestras para o evento.

Os assuntos abordados estão relacionados à proposta do evento, que para 2022 tem como tema “A Produção De Alimentos No Pós-Pandemia. Novos Patamares, Novos Desafios”.

Segundo o presidente da Federarroz, Alexandre Velho, este tema tem a ver com este novo momento de uma exigência cada vez maior de produtividade para enfrentar os desafios cada vez maiores em relação aos custos de produção que enfrentaremos na próxima safra. “É a continuidade da busca pela intensificação do sistema de produção e queremos cada vez mais trazer as ferramentas necessárias para que o produtor possa se manter na atividade”, destaca.

O dirigente reforça que, assim como foi introduzida a soja na rotação com o arroz, os produtores buscam a introdução de outros grãos como o milho e até o trigo na várzea para que venham a complementar o sistema. “Penso que uma intensificação da pecuária se faz necessária pois temos cada vez mais a cobertura vegetal e as pastagens neste sistema de produção. Por isso falamos na agricultura no pós-pandemia, pois enxergamos que o único caminho que o produtor tem para buscar mais eficiência, além da gestão do seu negócio, são as alternativas e intensificação desses sistemas”, observa.

Velho salienta também que este aumento do custo de produção trouxe este desafio de se manter com as altas produtividades e se adequar à realidade de custos elevados.

Além das palestras que serão realizadas nas tardes dos dias 16 e 17 no Auditório Frederico Costa, também deve ocorrer a tradicional reunião da Câmara Setorial do Arroz na manhã do dia 16 de fevereiro. Uma novidade será uma reunião do Fundo Latinoamericano de Arroz Irrigado (Flar), que se reunirá pela primeira vez de forma presencial depois do início da pandemia e o fará durante o evento.

Com a realização da Federarroz, correalização da Embrapa e apoio técnico do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) na condução das lavouras, o evento, um dos poucos realizados de forma presencial ao longo de 2021, seguirá o formato  híbrido com atividades presenciais e on-line.

A programação contará com as vitrines tecnológicas, feira, palestras e debates, homenagens e ato da Abertura Oficial. A organização possui a expectativa de grande público presencial, tendo em vista a perspectiva de reabertura sem restrições sanitárias dos eventos em 2022.

Confira os temas das palestras:

Dia 16 de fevereiro

10h – Reunião da Câmara Setorial Nacional do Arroz
14h – A demanda alimentar e o arroz do futuro – Xico Graziano – Engenheiro Agrônomo e Doutor em Administração
Debatedores: Alexandre Velho – Presidente da Federarroz; Rodrigo Machado – Presidente do Irga; Roberto Pedroso de Oliveira – Chefe Geral Embrapa Clima Temperado
16h10min – Cenários e Perspectivas da Área Econômica – Fábio Pesavento – ESPM
17h – Painel – A produção de alimentos alinhada a sustentabilidade ambiental: desafios do produtor (gaúcho) no Mundo Pseudoambiental
Debatedores: Anderson Belloli – Federarroz; Domingos Velho Lopes – Farsul; Mara Grohs – Irga
Moderador: Silvio Rafaelli

Dia 17 de fevereiro

13h30min – Painel – Pecuária como aliada na melhor eficiência do sistema produtivo
Painelistas: Frederico Wolf – Wolf Genética; Clarissa Rohde Lopes Peixoto – Grupo Pitangueira
Moderador: Danilo Sant’Anna – Embrapa
14h30min – Painel – Tecnologia e Inovação nas Propriedades Rurais – Um Caminho sem Volta
Painelistas: Antonio Arns – Arnstronic, Betania Longaray Fonseca – Sementes Rancho King
Moderador:  Luís Fernando Cavalheiro Pires
16h – Custos de produção como diferencial estratégico
Painelistas: Alessandro Azevedo Acosta – Safras & Cifras
João Batista Camargo Gomes – Irga
Moderador: José Carlos Grohs  
17h – Palestra de Mercado – Élcio Bento – Safras e Mercado
Moderador: José Mathias Bins Martins
19h – Lançamento do livro Arroz Um Alimento de Verdade – Irga e UFPel
      – Homenagens Pá do Arroz

Foto: Fagner Almeida/Divulgação | Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *